quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Samarco é referência de segurança entre mineradoras brasileiras

Na noite da última quinta-feira, 13 de novembro, a Samarco recebeu o troféu John T Ryan, oferecido pela empresa canadense MSA, pelos índices de segurança em suas operações. O troféu homenageia o fundador da empresa e foi criado no Canadá, em 1941, em reconhecimento às empresas com os menores índices de acidentes em suas plantas. Atualmente, o prêmio é realizado em 38 países e, no Brasil, está em sua terceira edição. A Samarco também foi a vencedora em 2013.

A entrega do troféu é parte da cerimônia de premiação das 200 Maiores Minas Brasileiras, uma iniciativa da revista especializada em mineração, Minérios e Minerales. Além do prêmio de segurança, a Samarco também recebeu uma homenagem especial da revista pelo Projeto Quarta Pelotização, inaugurado em abril. O reconhecimento se deve ao vulto do investimento realizado no projeto de expansão, R$ 6,4 bilhões, e pela boa gestão realizada pela empresa, que entregou as obras dentro do prazo e orçamento estabelecidos e sem registrar acidentes fatais ou incapacitantes.

Também no dia 13, o diretor–presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, recebeu o prêmio de Executivo Destaque, oferecido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela Federação das Indústrias do Espirito Santo (Findes). A escolha do premiado é feita a partir de pesquisa realizada com associados da Federação, empresários, jornalistas, consultores, entre outros, para a indicação de profissionais que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Sustentabilidade

Na mesma semana, a Samarco foi reconhecida por suas práticas de sustentabilidade. Ricardo Vescovi foi eleito Empresário do Ano pelo prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, da revista Ecológico, uma das principais publicações brasileiras especializada na cobertura ambiental e no debate sobre o tema.

A indicação do executivo se deve à sua atuação na internalização do conceito de sustentabilidade na Samarco e a disseminação de sua importância para o futuro das empresas. A cerimônia de entrega foi realizada em Belo Horizonte e teve a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques.

Na ocasião, o consórcio da Hidrelétrica Guilman-Amorim, do qual a Samarco faz parte, também foi premiado como Melhor Exemplo em Flora, pela publicação do livro Veredas: berço das águas.

Em 2011, a Samarco já havia vencido o prêmio na categoria Parceiro Sustentável, pela criação da então Diretoria de Operações e Sustentabilidade, que permitiu à empresa avançar na inserção do conceito em seu processo produtivo.

Nenhum comentário: