sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Meu amigo e candidato a vereador Vinício Bifano sofre acidente e está em estado grave em Manhuaçu


viniciu
O candidato a vereador em Matipó, Vinicio Bifano, da Coligação Matipó de Cara Nova (PRB-PRTB-PDT), sofreu um grave acidente na tarde desta quinta-feira (27).
Vinício realizava sua campanha no bairro Loteamento do Celinho e segundo testemunhas, ele se deparou com um cão e ao se desviar dele caiu de uma altura de aproximadamente 03 metros batendo a cabeça em uma pedra. Populares prestaram socorro e o conduziu até o Hospital de Matipó que imediatamente foi transferido para a cidade de Manhuaçu. O quadro clínico de Vinício é considerado grave.
O fato comoveu praticamente toda a cidade, nas redes sociais amigos  e seguidores de Vinício, compartilham “posts” pedindo oração pela vida do candidato.
Nascido e criado em Matipó, Vinício de Sá Bifano é da nossa terra, de família tradicional, desde os bisavós e avós: Américo Bifano (in memorian) e Aniversinio de Sá (in memória). Vinício Bifano manteve sempre seus laços com a história de Matipoense,filho de Walter de Sá (in memorian) e Maria das Graças Bifano (Dona Pitucha). Atuou junto ao Deputado Federal Mario Assad Júnior por 13 anos como assessor parlamentar, estando assim sempre em sintonia com os assuntos políticos da região, especialmente do município de Matipó. Em nossa cidade Vinício esteve presente junto a grandes chefes políticos que por aqui passaram e seu apoio foi fundamental para obras como a construção do Centro Recreativo Américo Bifano, conhecido também como o campo do cruzeiro do bairro Bom Vista.
Este é o momento que devemos deixar as diferenças políticas de lado, o Matipó News convida a todos, parceiros, amigos, seja qual for o sua opção partidária, vamos fazer desta matéria uma corrente de oração pela vida deste homem que tanto colaborou com nossa cidade. Nos comentários, ao invés de acusações, insultos, vamos deixar o nosso apoio a ele e a toda sua família.
Irineu Costa – Matipó News

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Matipó é a cidade mais violenta no período eleitoral

Um estudo realizado pelo 11º Batalhão da Polícia Militar apontou dados do número de ocorrências policiais registradas nos municípios da região entre os meses de julho e setembro. Matipó foi a recordista em violência seguida Lajinha e Abre Campo. Esses registros dizem respeito apenas ocorrências ligadas às eleições municipais. 

Os enfrentamentos entre correligionários das candidaturas nos municípios acontece quase que diariamente. Os ânimos estão alterados e as paixões afloradas. A Polícia Militar aumentou o contingente em praticamente todos os municípios da região. 

No último domingo, em Santa Margarida, um confronto entre partidários chegou a fechar uma rua no centro da cidade onde foi ateado fogo em pneus protagonizando uma das cenas mais chocantes deste pleito e necessitou a intervenção da polícia militar. 

Em Caputira, no início da semana uma confusão em plena praça central envolveu o atual prefeito e candidato à reeleição numa briga generalizada. 

Em Abre Campo, as ocorrências são de pequenas brigas como a grande maioria registrada em Matipó. 

Em alguns municípios a Justiça Eleitoral proibiu uma série de manifestações e regulamentou em datas as permissões de carreatas, comícios e passeatas. Em Matipó, mesmo com a determinação da Justiça, o cumprimento não tem sido fiel. Cabe as medidas ao juiz eleitoral da Comarca. 

Eleição é um ato democrático onde o povo faz valer seu maior direito conquistado: o de poder escolher aqueles que irão gerir seus interesses de forma coletiva e representá-lo na fiscalização da utilização dos recursos aplicados na gestão. Transformar a democracia em guerra nada mais é que subordinar os cidadãos a um papel de ganância e mesquinhez rebaixando à categoria de animal, aliás, como se pode perceber que em nossa região ainda se pratica, e muito, o voto de cabresto como na época dos coronéis. É hora da população se conscientizar e avaliar quais são as melhores propostas para cuidar durantes os quatro anos do interesse de cada cidade e de seus moradores.

O próximo final de semana promete ser quente com a aproximação da eleição. Comícios, caminhadas, passeatas e reuniões políticas estão agendadas em toda região. A Polícia Militar está atenta para eventuais chamados e garantia da ordem pública.

Willian Chaves
Veja o gráfico fornecido pelo 11º BPM (clique para ampliar)

Casal briga por causa de candidatos a prefeito diferentes

A Polícia Militar foi chamada ao bairro Palhada por volta de 23 horas. A mulher de 39 anos contou que brigou com o namorado de 21 por causa da disputa eleitoral deste ano na cidade.

A vítima explicou que ela é correligionária de um candidato, enquanto o namorado prefere o outro candidato a prefeito. Os dois começaram a discutir e o rapaz deu tapas e empurrões nela, chegando a jogá-la no chão.

Pessoas que estavam no local intervieram e a briga parou. O rapaz foi ouvido pelos policiais e confirmou a versão da namorada.

Segundo o casal, não foi a primeira briga por causa disso. Ele foi localizado e conduzido à delegacia por conta da agressão.

Com informações da Polícia Militar

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prefeitura de Matipó na mira do Ministério Público Federal por falta de transparência


O Ministério Público Federal em Manhuaçu ,Zona da Mata mineira, abriu inquérito para apurar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação por 26 prefeituras da região. A prefeitura de Matipó é uma das investigadas. Em vigor desde 16 de maio, a lei obriga todos os municípios com mais de 10 mil habitantes a divulgarem na internet todas as despesas efetuadas pela administração municipal, inclusive pagamento de salários e transferências de recursos para organizações não governamentais e entidades privadas. A lei exige ainda a publicação de todas as informações relativas a procedimentos licitatórios, desde editais até contratos celebrados, e os dados sobre programas e obras em execução pela administração.
O procedimento foi instaurado pelo procurador Eduardo El-Hage. Segundo ele, apesar do prazo de seis meses estabelecido para que as prefeituras se preparassem administrativamente antes da entrada em vigor das novas regras de transparência, muitas ainda não estão cumprindo a lei. O procurador disse que aguarda apenas o envio das informações para decidir qual providência tomar em relação aos municípios. Dependendo do caso, segundo ele, pode ser aberta uma ação ou celebrado um termo de ajustamento de conduta (TAC) . Para o procurador, as prefeituras não têm como alegar falta de recursos para tornar disponíveis as informações, pois é possível criar páginas na internet sem custo. “Ou é incompetência ou é má-fé, pois atualmente colocar um dado na internet tem um custo praticamente irrisório”, argumenta. “O problema é muito mais a tradição patrimonialista brasileira do que empecilho econômico”, acredita.

Defensor ferrenho da Lei de Acesso à Informação, El-Hage afirma que ela é um passo importante para o fortalecimento da cidadania e do controle pela população da aplicação dos recursos públicos, por isso o empenho do MPF para que seja cumprida. Para ele, todos os municípios, independentemente da legislação, deveriam divulgar todos os dados de suas despesas e receitas. A Lei de Acesso à Informação prevê essa exigência apenas para prefeituras de cidades com mais de 10 mil habitantes. 


Na rede Para os moradores das cidades não enquadradas nessa exigência a dica do procurador é fiscalizar as prefeituras usando as ferramentas disponíveis na internet. Hoje em dia, lembra El-Hage, existem diversos portais de transparências e de informações mantidas pelos governos e sociedade civil que facilitam o controle dos recursos públicos. Para ajudar, ele mesmo criou o blog Fiscalize de casa, no endereço http://fiscalizedecasa.blogspot.com.br, que ensina o cidadão os caminhos para rastrear os gastos públicos. Segundo o procurador, há estudos para transformar o blog em site oficial do MPF. El-Hage explica que a página ensina, por meio de vídeos, como fiscalizar os recursos das emendas parlamentares, verbas “frequentemente desviadas”, dinheiro da saúde e da educação e como pesquisar em fontes importantes de informação como a Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União.

 “A ajuda de todos no combate à corrupção é fundamental. Os órgãos de controle (Ministério Público, tribunais de Contas, controladorias e outros) são incapazes de combater sozinhos a corrupção sem as informações privilegiadas de que os cidadãos dispõem a respeito de empresas em conluio e laranjas, por exemplo. A fiscalização dos recursos públicos por milhões de pessoas, e não por apenas milhares delas (MP, TCU, PF), é muito mais eficaz.”, diz o texto de apresentação da página.

Veja quais são as cidades da região investigadas:

Matipó
Manhuaçu
Manhumirim
Abre Campo
Miradouro
Fervedouro
São João do Manhuaçu
Divino
Carangola
Caratinga
Santa Margarida
Lajinha
Simonésia
Ipanema
Mutum

Willian Chaves com informações do Jornal Estado de Minas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agência da Caixa Econômica Federal é inaugurada em Matipó


A Caixa Econômica Federal inaugurou, na sexta-feira (21), às 17h, em Matipó (MG), mais uma unidade na região do Leste de Minas. A nova agência, que recebeu o nome do município, está localizada na Rua João Moreira Bastos, nº 37, no centro, bem próximo ao Banco do Brasil. Com uma área total de aproximadamente 258m², a unidade funcionará das 10h às 15h e contará com uma equipe de 7 empregados para atendimento à população. A chegada do novo banco na cidade traduz o crescimento do município que passou a ser visado nos interesses econômicos do sistema financeiro. O atendimento aos clientes iniciaram na última segunda-feira.

Conforme adiantado pelo Blog do Willian Chaves a cerca de um ano atrás, a CEF se instala na cidade para concorrer com outro banco público, o Banco do Brasil, de olho nos investimento imobiliários e também agrícolas. Há alguns meses outro banco também iniciou suas atividades no município. O Bradesco abriu uma pequena agência na Avenida João Mendes Magalhães.
O evento de inauguração contou com a presença do superintendente regional da CAIXA, Marcelo Luis Baião Salgado, do gerente geral da nova unidade, Luiz Antônio Ferraz, empresários como João Batista Gardingo e Anísio Gardingo, proprietários do imóvel alugado para funcionamento do banco, e diversas autoridades municipais. 
De acordo com a assessoria da CEF, a implantação da Agência Matipó busca facilitar o acesso da população aos serviços geridos pela CAIXA. Além de oferecer vários produtos com taxas competitivas, a CAIXA é o principal agente financeiro das políticas públicas do Governo Federal, estando à frente dos mais importantes programas, como Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa Bolsa Família.
  
A inauguração da nova unidade faz parte das ações de expansão e reposicionamento da rede da CAIXA, já presente em todos os municípios do Brasil. A rede CAIXA é composta, hoje, por 3.093 agências (463 com Penhor), sendo 619 postos de atendimento bancário; 11.694 casas lotéricas, 16 unidades móveis, 25.076 correspondentes CAIXA Aqui e 23.782 equipamentos de autoatendimento.
Somente no município de Matipó, a rede CAIXA conta, atualmente, com uma agência, além de uma casa lotérica.

Willian Chaves com informações da Assessoria CEF
Foto: MatipóWeb (parceiro Blog do Willian Chaves)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Matipó: militantes tomam as ruas da cidade

Em Matipó as campanhas eleitorais também ganham as ruas. Na semana passada o partido do atual prefeito levou centenas de carros às ruas do distrito e da sede do município fazendo uma longa carreata. Neste domingo, o candidato Valtinho Diretor levou às ruas da cidade milhares de pessoas para demonstrar o sentimento de mudança na cidade. 

As ocorrências policiais giraram em torno de pequenas brigas em todos os cantos da cidade por causa da eleição. Militantes dos dois grupos estão embalados pelas campanhas. 

Nas redes sociais o que mais se comenta são as movimentações organizadas por cada candidato. Trocas de ofensas e acusações mútuas também estão pauta dos internautas. 

O que se sabe, realmente, é que a disputa está aberta. Neste final de semana Matipó e Padre Fialho deram uma demonstração de festa da democracia e coloriram de verde todo o município.

Eleição tem confronto, tiros, fogo em pneus e pedradas em Santa Margarida


A cidade de Santa Margarida foi palco de um conflito na tarde deste domingo, 23. Apoiadores de um candidato promoveram quebradeira, atiraram pedras em carros e casas e botaram fogo em uma barricada com pneus velhos e madeira na Praça Cônego Arnaldo, no Centro. Houve disparos de tiros no meio da confusão e a Polícia Militar teve que reforçar o policiamento para evitar o confronto entre os dois grupos.
Segundo a Polícia Militar, uma carreata foi programada pela coligação Novos Tempos. Enquanto se aproximavam do centro, dando suporte ao movimento, os policiais militares notaram a aglomeração de correligionários da coligação "O compromisso continua" se aglomerando na praça. Pessoas empunhavam pedaços de pau e pedras.
Para evitar um confronto, policiais impediram a continuidade do deslocamento da carreata e solicitaram apoio das equipes militares de cidades vizinhas. Nas negociações, o grupo que fechava a praça dizia que não iriam liberar a passagem. Durante esse intervalo, algumas pessoas formaram uma barricada com pneus velhos e pedaços de madeira e colocaram fogo.
Os policiais colocaram as viaturas para bloquear a rua e impedir qualquer tentativa de deslocamento dos veículos da carreata em direção ao centro. Como os ânimos foram ficando exaltados, alguns correligionários da coligação "O compromisso continua" tentaram transpor o bloqueio policial para chegar à coligação adversária. A PM teve que conter os manifestantes e novos reforços foram chamados.
Somente após novas negociações com a presença do Capitão Adenilson, comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, os grupos foram se acalmando e cedendo até que o povo se dispersou.
VÍDEO DIVULGADO NA INTERNET MOSTRA TRECHOS DA CONFUSÃO

Durante todo o episódio, manifestantes atiraram pedras em carros, pessoas e casas do outro grupo. Uma criança chegou a ser ferida por conta de uma das pedras que quebrou o vidro do carro em que ela estava. A PM identificou quem arrumou os pneus, o veículo para carrega-los, alguns que atiraram pedras e outros que incitaram a violência. Os ataques foram dos dois grupos, já que foram identificadas ações iniciais e o revide nos dois lados.
Em determinado momento, um veículo chegou com algumas pessoas e fez disparos em direção aos manifestantes. As balas atingiram o muro da igreja católica e não feriram ninguém.
Apesar de ter nomes de suspeitos, a PM não conseguiu chegar aos autores dos disparos. A Polícia Militar calcula que cerca de cinco mil pessoas estavam presentes na confusão generalizada.
Todos os fatos, imagens e registros serão encaminhados pela Polícia Militar para a Justiça Eleitoral de Abre Campo.
Carlos Henrique Cruz - Com informações da Polícia Militar

Tentativa de homicídio em Caputira por causa da eleição


A Polícia Militar de Caputira apreendeu um revólver utilizado numa tentativa de homicídio na tarde de sábado, 22, no povoado de Pirapetinga.
Segundo o registro da ocorrência, José Geraldo Júnior estava num churrasco, quando chegou João de Paula Mendes, se aproximou e sacou um revólver.
Depois do primeiro disparo, para se defender, rapidamente José agarrou a arma e conseguiu evitar novos disparos, tomando o revólver em seguida.
Os dois participam de campanhas de diferentes candidatos à prefeitura de Caputira. O motivo da confusão seria justamente a divergência de opiniões sobre a eleição.
A PM recolheu a arma estava municiada com sete cartuchos, sendo que um estava deflagrado. A vítima relatou que não conhecia o autor. O lavrador que fez o disparo não foi encontrado.
Com informações da Polícia Militar e Portal Caparaó

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Médico é assassinado na zona rural de Caratinga


O jovem médico Ícaro Ferginando Marcelino de Paula, 25 anos, de Ipatinga, foi morto com dois tiros no residencial Porto Seguro, na região de Caratinga que faz divisa com o Vale do Aço. O crime aconteceu na madrugada de domingo, 16.
Ícaro e namorada estavam numa festa no residencial e saíram por volta de 3 horas da madrugada. Eles foram rendidos por quatro homens negros armados. O grupo tomou o carro e mandou os dois sentarem no banco traseiro.
Já na estrada de Pingo Dágua, com várias ameaças, os bandidos gritavam para Ícaro abaixar e começaram discussão com ele. Pararam o carro e começaram a lutar no meio do asfalto. Um dos bandidos atirou no tórax e numa das pernas do rapaz.
A namorada conseguiu fugir e escondeu-se num matagal. Pouco tempos depois, um outro carro chegou e levou o grupo de bandidos. O carro do médico foi deixado aberto com os faróis ligados no meio da pista. Ele morreu no local.
Os ladrões levaram dois celulares e 70 reais em dinheiro. O motivo do crime ainda não foi apurado.
Carlos Henrique Cruz 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eleições 2012: Disputas esquentam nas cidades da região

Andando por alguns municípios da região se percebe o clima pesado das campanhas eleitorais para as prefeituras e Câmara de Vereadores. Palavras de ordens, manifestações públicas, sons altamente exagerados nas ruas, xingamentos e troca de ofensas marcam as campanhas pela região. 

Em Matipó, o ápice dos ânimos teve de ser contido pela Justiça no último final de semana. As duas candidaturas ficaram impedidas de realizar qualquer tipo de manifestação pública como carreatas, passeatas ou aglomeração de pessoas que perurbassem a ordem na cidade. Antes da decisão a cidade parecia um verdadeiro carnaval com carros de som mais parecidos com trios elétricos ecoando as músicas por todos os cantos. Na semana passada, eventos isolados foram marcados por violência entre os simpatizantes dos dois grupos que disputam as eleições em Matipó.

Já em Caputira, os ânimos também andam quentes. No último sábado um comício reuniu cerca de duas mil pessoas na praça principal da cidade. No mesmo dia, um candidato a vereador teve seu carro consumido pelo fogo. Ainda não se sabe se o incêndio foi criminoso ou não. Pelas ruas, as manifestações dos eleitores é de muita provocação.

Em Santa Margarida nada de mais grave foi registrado. Apenas manifestações mais calorosas e grande aglomeração nas ruas.
Em Abre Campo, ao que se parece as manifestações andam mais calmas. Mesmo assim, no final de semana um candidato realizou manifestações pelas ruas da cidade. Em Pedra Bonita a disputa mais uma vez é acirrada e violenta. Apoiadores dos candidatos já discutiram pelas ruas da cidade e ocorrências de violência e ameaças já foram registradas. Já em Sericita a disputa fica por conta mesmo é dos vereadores. Na cidade somente uma candidata pleiteia a prefeitura municipal.

Em todas as cidades o efetivo da polícia militar foi reforçado e o 11° BPM está de plantão para eventuais ocorrências.

Outra característica desta campanha é a utilização das redes sociais na divulgação. Lei Eleitoral especifica como devem ser utilizados os recursos. O que se vê mesmo é uma troca de ofensas e denúncias generalisadas além, é claro, de muito bom humor dos correligionários.

Willian Chaves

Pronatec: Estudantes de Manhuaçu, Mariana, Muriaé e Ponte Nova serão capacitados pelo SENAR MINAS

Vinte e seis turmas com 390 alunos de Ensino Médio de escolas públicas participarão de oito diferentes cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Manhuaçu (10 turmas), Mariana (três), Muriaé (duas) e Ponte Nova (11), municípios sob abrangência do Escritório Regional do SENAR MINAS em Viçosa. Os instrutores do SENAR irão ministrar cursos de Apicultura, Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Fruticultor, Horticultor, Operador de Processamentos de Embutidos e Defumados, Preparação de Derivados do Leite e Produção de Doces.

O Pronatec é um programa do Governo Federal e se caracteriza como um conjunto de ações que visa ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional brasileira, melhorando as condições para inserção no mercado de trabalho. Os cursos têm duração de 160 a 320 horas e propiciam trabalhar de maneira mais profunda competências e técnicas que incentivem a qualificação profissional e o empreendedorismo rural.

Oito turmas já começam nesta semana: seis de Cafeicultura em Manhuaçu (10 e 11 de setembro) e uma de Bovinocultura de Leite (11) e uma de Preparador de Derivados do Leite (10) em Ponte Nova.

Veja como estão distribuídos os cursos em Manhuaçu, Mariana, Muriaé e Ponte Nova:

Manhuaçu: a partir de 10 de setembro
Fruticultor: duas turmas
Horticultor: duas turmas
Cafeicultura: seis turmas

Mariana: a partir de 24 de setembro
Horticultor: uma turma
Apicultura: duas turmas

Muriaé: a partir de 24 de setembro
Preparador de Derivados do Leite: duas turmas

Ponte Nova: a partir de 10 de setembro
Bovinocultura de Leite: duas turmas
Horticultor: duas turmas
Operador de Processamentos de Embutidos e Defumados: uma turma
Preparador de Derivados do Leite: quatro turmas
Produção de Doces: duas turmas

Com informações da Assessoria de Comunicação

Voluntários da Samarco comemoram sucesso do Dia V 2012

A 12ª edição do Dia V mostrou a força da solidariedade dos voluntários da Samarco. Cerca de 3800 pessoas, entre empregados, contratados, familiares e amigos se mobilizaram em prol de suas comunidades em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Em Matipó, 45 voluntários atuaram em ações no Asilo Bom Jesus e na Escola Municipal Donizete Baião Brandão, beneficiando cerca de 230 pessoas. Os comitês realizaram atividades recreativas e ofereceram um jantar aos os idosos. Já na escola, a festa foi das crianças com rua de lazer, pintura de rosto, corte de cabelo e ginástica. Os participantes também puderam colocar as vacinas em dia.

Billygraham Esteves Mesquita, técnico de enfermagem do trabalho da Integral Engenharia, empresa contratada da Samarco, destacou a alegria em participar da ação realizada na escola municipal.  “É uma satisfação poder contribuir com a comunidade próxima ao nosso local de trabalho. A melhor contribuição é associar diversão a uma instituição de ensino. As crianças são incentivadas a frequentar a escola”.

A Samarco incentiva a participação de seus empregados, contratados e fornecedores em ações de voluntariado e na construção de relacionamentos duradouros que beneficiam a sociedade, um dos valores da companhia. Em toda a área de atuação da empresa, o Dia V 2012 levou alegria, conhecimento e melhorias para a vida comunitária, por meio de atividades de recreação, saúde, educação, conscientização ambiental, pinturas e reformas. Ao todo, foram formados 150 grupos, 11 a mais que em 2011, e os voluntários atuaram em 24 municípios, sendo 11 mineiros e 13 capixabas, beneficiando mais de 47 mil pessoas.

Sobre o Dia V
O Dia V é promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), e tem o objetivo de incentivar o trabalho voluntário junto aos colaboradores das empresas que fazem parte da entidade. Durante um dia inteiro, os voluntários participam de atividades em benefício da comunidade onde vivem. Os empregados da Samarco participam do Dia V desde sua primeira edição, realizada em 2001.

Sobre a Samarco
Comemorando, em 2012, 35 anos de atuação, a Samarco é hoje uma das principais empresas brasileiras de mineração, a quarta maior exportadora do País, e a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro. Com clientes em mais de 15 países de quatro continentes, a empresa tem atualmente uma capacidade de produção de 22 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 3 mil empregos diretos e aproximadamente o mesmo número de empregos indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que dividem o controle acionário, com 50% de participação cada uma, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por dois minerodutos com 400 quilômetros de extensão, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China).

Willian Chaves 
Informações da Assessoria de Imprensa da Samarco Mineração