quarta-feira, 28 de maio de 2008

Comarca em Matipó pode sair no segundo semestre

Uma comissão formada por integrantes da sociedade matipoense estiveram na Assembléia Legislativa, no último dia 27, em busca de apoio para a aprovação do Projeto de Lei 27/2007 que cria a Comarca em Matipó. Em visita aos deputados um documento foi entregue com informações sobre o município e dados estatísticos que credenciam a cidade como nova sede do poder judiciário. Foram até Belo Horizonte o presidente da comissão em prol da comarca Maurício José da Costa, o vereador Fernandão, o agricultor e empresário Lúcio Mendes (Lúcio do Pedro Kinca), Manoel Sávio e o jornalista Willian Chaves.

Em visita ao deputado Dinis Pinheiro (PSDB), autor da emenda que cria a comarca e intermediador do processo legislativo, o deputado garantiu o empenho dos deputados pela aprovação. O projeto passa agora pelas comissões de Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária, seguindo para votação em plenário. Outros parlamentares também se mostraram favoráveis à causa. São eles: Alencar da Silveira Jr (PDT), Dalmo Ribeiro (PSDB), Zé Henrique (PMDB), Domingos Sávio (PSDB), Ivair Nogueira (PMDB) e Ademir Lucas (PSDB). Novas audiências estão sendo marcadas com outros deputados integrantes das comissões.


A criação da Comarca em Matipó é um processo que se estende por alguns anos. O projeto prevê o desmembramento de Matipó, que atualmente pertence à Comarca de Abre Campo, e mais duas cidades, Caputira e Santa Margarida, que pertenceriam à nova comarca. A justificativa é de que os dois municípios ficam distantes da sede do poder judiciário, além de que, Matipó é a cidade com maior número de processos no fórum de Abre Campo, tendo uma demanda suficiente para necessitar-se uma nova comarca e apresentando infra-estrutura adequada para a instalação do fórum.


A prefeitura de Matipó, através do prefeito Joaquim Bifano Magalhães, disponibilizou o prédio do executivo para funcionamento do novo fórum e garantiu outros investimentos necessários.

De acordo com os deputados, Dinis Pinheiro e Dalmo Ribeiro, a criação da comarca pode acontecer ainda no início do segundo semestre. Tudo dependerá da tramitação na casa legislativa.

Nenhum comentário: